Linhaça

Hoje vamos conversar um pouco sobre um item que é muito usado na produção de tortas, bolos e está presente na mesa de várias pessoas, a famosa  linhaça !

A semente de linhaça é fonte de Ômega 3 (ácidos graxos) e quantidades elevadas de fibras, proteínas, fitoestrógenos (lignanas), além de ter quantidade considerável de potássio e vitamina E. 
Os fitoestrógenos são substâncias semelhante aos hormônios sexuais femininos produzidos por plantas. Estudos têm demostrado que os fitoestrógenos parecem contribuir para a redução do risco de câncer de mama. A lignana ao ser consumida e digerida, no intestino se transformam em composto similar ao hormônio estrógeno e assim neutraliza a ação do estrógeno sobre o tecido mamária favorecendo a prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao dele, pode também ajudar a suavizar os sintomas da menopausa.  
Podemos encontrar a linhaça em duas formas, a linhaça marrom e a dourada.
Melhor utilizar moída nas preparações culinárias, em função de sua casca ser escorregadia, difícil de mastigar e digerir. Esta textura, no entanto, permite o desenvolvimento de preparações onde a consistência gelatinosa é necessária.
Por não modificar o sabor dos alimentos pode ser adicionada em cereais, saladas, sucos, vitaminas, iogurtes e massas de pães, bolos.

Dentre suas vantagens podemos citar:
Melhora o trânsito intestinal ( rica em fibras);
Diminui a quantidade de açúcar no sangue ( o conteúdo em fibra impede que o açúcar seja absorvido rapidamente);
Diminui o colesterol (rica em fibras e Ômega 3 que diminuem o colestrol ruim-LDL);
Auxilia no emagrecimento (as fibras aumentam a sensação de saciedade, diminuindo o apetite exagerado);
Reduzir o risco de doenças cardiovasculares( controla o colesterol e diminui a absorção de gordura no intestino);
Reduzir inflamações no corpo (rico em ômega 3);
Diminuir os sintomas da TPM e da Menopausa(boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que controlam os hormônios femininos).
Retarda o envelhecimento das células
Reduz risco de infarto e AVC ( rico em ALA)

Vou te dar algumas dicas sobre esse produto
Linhaça dourada é mais rica em Ômega 3 e nutrientes que a marrom
Uma colher de sopa por dia é o suficiente para usufuir de suas vantagens

Curiosidades

Existem indícios da utilização da linhaça desde 5.000 a.C. na Mesopotâmia. Dali se espalhou através da Europa, África, Ásia e finalmente para as Américas. Portanto, sua história é antiga, sendo usada no tratamento de feridas e no processo de mumificação no Egito.
A semente é originária da planta do linho que é cultivada principalmente pelo uso de sua semente e de sua fibra, da qual se produz linho. Além disso, extrai-se o óleo que é usado há muito tempo como verniz.

Texto da Colaboradora: Bruna Giovanna Corrêa Chrispim de Oliveira
Aluna do Curso de Farmácia da Universidade de Sorocaba - Uniso

Revisora: Edilma Maria Albuquerque de Vasconcelos

Comentários

Postagens mais visitadas