Classificação dos alimentos quanto ao processamento

Na pressa do dia a dia, muitas vezes vamos ao supermercado e compramos congelados, biscoitos, enlatados ou suco de caixinha para as nossas refeições, pela sua praticidade. Mas será que isso faz bem a saúde?
Os alimentos podem ser classificados quanto o seu processamento (processamento que ocorre após a retirada do alimento da natureza). dependendo do tipo de processamento utilizado há a possibilidade de que haja interferência no sabor e qualidade nutricional do alimento. Por isso o melhor é focar nos chamados alimentos "in natura"  que são as frutas, verduras, legumes, cereais, as carnes e dos ovos. Eles devem ser a base da nossa alimentação, já que não sofrem alterações depois que saem da natureza e possuem um maior quantidade de nutrientes. 

Os alimentos minimamente processados são os que sofrem algum tipo de transformação nas indústrias. Como por exemplo dos minimamente processados temos o leite que só passa pelo processo de pasteurização ou alimentos como as farinhas de milho ou mandioca, o arroz e o feijão que passam somente pelo processo de separação de resíduos para comercialização e as vezes por trituração. 

Os de alimentos processados Mas com o avanço da tecnologia e a rotina agitada das pessoas, cresce cada vez mais o consumo de alimentos são aqueles fabricados com adição de sal, açúcar ou vinagre. Fazem parte dessa classe as conservas de legumes, doces em calda, carnes temperadas, sardinha e atum em lata, azeitonas, queijos e pães. No processamento desses alimentos nas indústrias, vários nutrientes são perdidos e devido ao teor de sal são contra indicados para indivíduos hipertensos e/ou diabéticos e as demais pessoas devem consumir também com cautela, como forma de prevenção dessas doenças. 

Os alimentos ultraprocessados, são formulações industriais feitas tipicamente com cinco ou mais ingredientes. Em geral, são pobres nutricionalmente e ricos em calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos, com sabor realçado e maior prazo de validade. Podem favorecer a ocorrência de deficiências nutricionais, obesidade, são os vilões da boa alimentação. Alguns exemplos desses alimentos são biscoitos, balas, sorvetes, macarrão instantâneo, pizzas, hambúrgueres congelados, salsichas, refrigerantes, empanados, salgadinhos de pacote e refrescos. Evite ao máximo o consumo desses alimentos. 

Autora:
Viviane Morelli Oller Monge

Revisora:
Edilma Maria de Albuquerque de Vasconcelos

Sua saúde agradece!!
Quer saber mais? Acesse: www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel





Comentários

Postagens mais visitadas