Rosquinha de abacaxi

 Essa receita de rosquinha de abacaxi fica deliciosa, é super fácil de fazer e é assada!
O abacaxi tem vários benefícios para a saúde: é rico em fibras, potássio, betacaroteno e vitamina C. Ele possui uma enzima chamada bromelina, que contribui para uma boa digestão e também ajuda a controlar os níveis de colesterol. Além disso, o abacaxi é delicioso e, com ele, podemos fazer diversas receitas! Confira esta receita!

Assista o vídeo em Libras da receita da rosquinha de abacaxi

Veja a receita ilustrada da rosquinha de abacaxi.

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o açúcar ! 
O açúcar comum tem como nome químico sacarose, um carboidrato normalmente obtido da cana-de-açúcar, da beterraba, do milho ou do coco, por processos industriais ou artesanais.
Quando falamos sobre o açúcar, muita gente pensa somente naquele usado para adoçar o suco ou o cafezinho, mas é encontrado com facilidade em diversos alimentos como bolachas, bolos, doces, refrigerante, sorvetes, entre outros. 
Presente na dieta de praticamente todos os brasileiros e em maior quantidade dos jovens, seu consumo vem aumentando com o passar das décadas. Estima-se que o consumo anual seja de 50 kg por pessoa no Brasil.
Tem benefícios e malefícios. Devido ao seu uso abusivo nos últimos anos, surgiram as consequências, doenças como cáries, obesidade e diabetes. Tornando-se um problema mundial. 
Há vários tipos de açúcar! Você sabe quais são? Segue abaixo um pouquinho sobre cada um.

Os dois tipos mais fabricados em escala industrial no Brasil são, o cristal e o demerara. Sua diferença está no processo de clarificação menos intenso no demerara, deixando- o mais escuro. 
Açúcar cristal: passa pela clarificação, não passa pelo refinamento. 
Usado na indústria alimentícia para confecção de doces, confeitos, biscoitos e bebidas.
Açúcar refinado: produto de cor branca, sem adição de corantes, baixo teor de umidade e com cristais muito pequenos que formam uma constituição homogênea. 
Usado na indústria farmacêutica, em confeitos, xaropes de alta transparência e misturas secas.
Light: também conhecido como açúcar fit, é o resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais como a sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. É menos calórico, mas também tem menor sabor e por isso é preciso ser usado com moderação para não acabar perdendo o benefício das calorias a menos,
Açúcar demerara:  produto de cor escura e textura firme, não passa por nenhum processo de refinamento, com cristais que ainda possuem traços de melaço e mel proveniente da cana-de-açúcar.
Açúcar mascavo: o tipo mais úmido, apresenta cor marrom, sabor marcante
Não é utilizado nenhum processo industrial de branqueamento, cristalização ou refinamento.
Usado pela indústria na fabricação de pães, bolos, granolas e produtos integrais.
Quanto aos valores de comercialização, o mascavo é o mais elevado, seguido do demerara e os mais acessíveis são o cristal e o refinado.
Para fugir do açúcar, há outras opções mais saudáveis como mel de abelha, stevia, açúcar de coco, xilitol. Tem para todos os gostos e bolsos.

Curiosidades
  • Foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil, iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente e lá ele construiu o primeiro engenho de açúcar. Porém, foi no Nordeste que os engenhos de açúcar se multiplicaram, principalmente nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia. 
  • No Brasil, o açúcar se tornou uma importante fonte de renda e virou parte da cultura.
  • Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e minerais ele tem, e mais perto do estado bruto, está.
  • A matéria prima do açúcar é a cana, para a maioria dos açúcares que consumimos.
Texto da Colaboradora: Bruna Giovanna Corrêa Chrispim de Oliveira
Aluna do Curso de Farmácia da Universidade de Sorocaba - Uniso

Revisora: Edilma Maria Albuquerque de Vasconcelos



Comentários

Postagens mais visitadas