Biscoito de maçã

Que tal usar as maçãs que você tem em casa para preparar uma receita doce deliciosa?

Assista o vídeo do Biscoito de maçã


Veja a receita ilustrada do Biscoito de maçã


Hoje o nosso ingrediente especial é a maçã. Quem é que nunca experimentou, não é mesmo?

Fruta que vem alimentando nosso corpo, espírito e imaginação há anos. Sua história é bem antiga. É tida como fruta do pecado, por causa de Adão e Eva que foram expulsos do paraíso ao prová-la. Um dos heróis da Suíça, Guilherme Tell teria disparado uma flechada certeira em uma maçã, colocada na cabeça do seu filho, que estava amarrado a uma árvore, no ano de 1307, e caso errasse a flechada, Guilherme Tell seria morto. Já nos tempos modernos, está relacionada a revolucionária teoria da Lei da Gravitação Universal, segundo consta, a teoria da gravidade foi formulada depois que uma maçã caiu sobre a cabeça de Sir Isaac Newton em 1666.  Aparece também no conto de fada compilado pelos Irmãos Grimm, publicado entre os anos de 1817 e 1822, com a história da Branca de Neve e a sua  maça envenenada.

As maçãs estão entre as frutas mais consumidas e preferidas por serem práticas, podem ser facilmente comidas em viagens, no trabalho e até mesmo em casa. Seja verde ou vermelha é usada em diversas receitas, tem cerca de 80 calorias não comprometendo a boa forma.
Pode ser encontrada em várias versões (doces, bolos, tortas, geleias, compotas, bebidas (suco, vinho) e vinagre. Além de ser empregado na elaboração do vinho, a maça também é usada como base para a elaboração da sidra.
Essa fruta saborosa é cheia de nutrientes essenciais para o nosso organismo. Sua composição é riquíssima! Contem 80% de água, 10% de açúcares e uma porção considerável de  2-3% de fibras alimentares e minerais, como fósforo, ferro e sódio. Fonte de vitamina A, B1, B2,C,D, ácido fólico, fibras, flavonoides e outros componentes.

Benefícios? Muitos !!
Fibras (pectina): ajudam a reduzir risco de doenças cardiovasculares, prisão de ventre e dificulta absorção de gorduras e glicose.
Flavonoides: efeito protetor no sistema cardiovascular renal e hepático, propriedades antimutagênicas e antimicrobianas.
Fonte de antioxidantes: combatem envelhecimento precoce.
Vitamina B1 e B2: auxiliam no funcionamento do sistema nervoso.
Fósforo: garante o sucesso das reações químicas que são responsáveis por nos manter vivos e atua na formação de ossos e dentes dando rigidez. 
Ferro: importante para as células vermelhas do sangue porque faz parte da hemoglobina, faz parte da mioglobina uma proteína que atua como fixador do oxigênio nas fibras musculares cardíacas e músculo esquelético e está envolvido na manutenção do nosso sistema de defesa (sistema imunológico).
Há estudos mostrando que o consumo de maçãs contribui para a melhora do estado de saúde, reduzindo o risco de  doenças cardiovasculares, atuando na prevenção da obstrução vascular, na redução do colesterol total, do colesterol LDL (colesterol ruim) e dos triglicérides, aumentando os níveis séricos de colesterol HDL (colesterol bom) e diminuindo a agregação plaquetária (junção de um componente do sangue que pode levar a trombose, infarto cardíaco e derrame cerebral).
Têm se observado  também efeitos positivos do consumo de maçãs em algumas formas de asma e outras doenças pulmonares,obesidade e estados inflamatórios, como por exemplo a artrite reumatoide.

Curiosidades
  • O consumo de maçã ajuda na saúde bucal, é considerada uma escova de dente natural, pois limpa os dentes durante a mastigação.
  • Não coma as sementes da maçã, elas contem cianeto. 
  • Na Grécia antiga, para propor casamento, o homem devia jogar uma maçã na mulher, se ela pegasse, o pedido estava aceito - o que dá um novo sentido à frase "pense rápido!"
Texto da Colaboradora: Bruna Giovanna Corrêa Chrispim de Oliveira
Aluna do Curso de Farmácia da Universidade de Sorocaba - Uniso

Revisora: Edilma Maria Albuquerque de Vasconcelos




Comentários

Postagens mais visitadas