Água saborizada e sorvete de chocolate com massa de banana

Uma delícia de água e logo a seguir um sorvete de dar água na boca

Você já ouviu falar sobre propriedades organoléticas da matéria? Não? Então vai lá: chamam-se propriedades organolépticas às características dos materiais que podem ser percebidas pelos sentidos humanos: cor, o brilho, a luz, o odor, a textura, o som e o sabor. Pois bem, a água que bebemos tem as seguintes características organoléticas: insípida (sem sabor), inodora (sem cheiro) e é incolor, mas podemos mudar estas características. 
Você já experimentou a água com sabor, também conhecida como água aromatizada ou água saborizada? Uma delícia, basta misturar a água com ingredientes como frutas, ervas, legumes, sementes e especiarias. 
O consumo de água é muito importante porque o organismo humano não possui condições para o seu armazenamento, portanto a quantidade de água perdida a cada 24 horas deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência corpórea.  A reposição é feita por meio da produção pelo corpo (chamamos de síntese endógena) e pelo consumo da água pura e da contida nos alimentos, tais como leite, iogurte, frutas, vegetais e preparações que contém água. Geralmente é recomendada a ingestão de 35 ml/kg para adulto, 60 ml/kg para criança e 150 ml/kg para bebês. Durante a gravidez o consumo deve ser maior devido a formação do líquido amniótico, do aumento do volume de sangue e da necessidade do feto.  Há também uma maior necessidade durante o período de lactação, pela necessidade da produção do leite. Com isso, quem costuma não ingerir muito líquido diariamente, a água saborizada ganha um atrativo a mais para aumentar o seu consumo. Além disso, os compostos ativos dos ingredientes utilizados na saborização podem ser aproveitados pelo corpo, trazendo ainda mais benefícios para a saúde. Curiosidade: cerca de 70% do corpo humano adulto é formado por água – por isso somos excelentes condutores de eletricidade. Durante o nascimento, essa quantidade chega a 80% do corpo do bebê; na velhice cai para 40-50%; os obesos possuem menor proporção do que os magros.

Autora:
Viviane Morelli Oller Monge

Revisora:
Edilma Maria de Albuquerque de Vasconcelos



Tem banana madura dando sopa na fruteira? 
Esta é a mais gostosa maneira de não perder nenhum pedacinho da banana que está fazendo aniversário na fruteira. Quando ela começar a ameaçar passar, corte e congele. Rodelas de banana congeladas são o único ingrediente deste sorvete.

Receita do sorvete com massa de banana
INGREDIENTES:
8 bananas-prata maduras
MODO DE PREPARO:
  1. Descasque e corte as bananas em pedaços médios. 
  2. Coloque em uma assadeira e leve ao congelador – evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltos depois de congelados. Deixe por pelo menos 4 horas até congelar. 
  3. Coloque os pedaços de banana congelados no liquidificador ou no processador e comece a bater no modo pulsar para triturar os pedaços da fruta. Continue batendo em velocidade alta até ficar bem cremoso com a consistência de sorvete, na metade do tempo, pare de bater e misture os pedaços com uma espátula para bater por igual. Quanto mais tempo bater mais cremoso fica. Sirva a seguir ou coloque no freezer ou congelador para ficar mais firme.
  4. Adicione uma porção de alguma outra fruta já congelada para dar sabor ao seu sorvete. Para incrementar você pode misturar banana com morangos congelados ou manga congelada ou a fruta de sua preferência. Outros sabores bons são: Cacau, pasta de amendoim, leite em pó ou baunilha. Tenho certeza que irá adorar, é uma sobremesa saudável, um soverte de banana sem leite condensado, sem açúcar, sem gelatina, sem creme de leite, apenas usando a fruta. 





























Comentários

Postagens mais visitadas