Refrigerante caseiro de laranja


Na oficina desta semana preparamos um “Refrigerante caseiro de laranja” feito com cenoura, laranja, limão e água com gás. Para que os participantes refletissem sobre o consumo de refrigerante versus o consumo de água e suco, discutimos o papel deste alimento quanto ao risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas. Como a receita continha frutas e verduras, também foi abordada a higienização desses alimentos e a diferença entre suco, néctar e refresco (leia os textos abaixo).

























O consumo de refrigerantes e o surgimento e /ou agravamento de doenças

De acordo com o https://www.bonde.com.br/saude/nutricao/saiba-o-que-ocorre-em-seu-organismo-apos-a-ingestao-de-refrigerantes-322748.html dentre os prejuízos acarretados pelo hábito do  consumo de refrigerantes está a possibilidade de agravamento da  gastrite, aumento da colesterolemia, surgimento de cáries  e  amarelamento dos dentes, decorrentes dos elevados teores de açúcar, além do aumento do risco do desenvolvimento de diabetes melito e da obesidade. A versão diet possui excesso de sódio, lembrando que o sódio em excesso aumentar a pressão arterial. O ideal é que a água e os sucos naturais fizessem parte do nosso cotidiano, como substituto dos refrigerantes. A receita realizada representa uma ótima alternativa para as pessoas que consomem muito refrigerante, evitando assim o consumo excessivo de açúcar e conservantes. 





Higienização de vegetais
A grande dúvida que bate todas as vezes que voltamos do supermercado é como higienizar e guardar as frutas, legumes e verduras para conservá-los por mais tempo. O que usar: limão, vinagre ou cloro? É uma prática muito importante para você fazer em casa para evitar doenças e até intoxicação alimentar e garantir a segurança alimentar para melhor qualidade de vida. O limão e o vinagre são acidulantes não têm o poder de matar germes por isso o correto é utilizar solução com cloro. A água sanitária (hipoclorito de sódio) é uma boa opção do mercado mas tem que estar escrito que pode ser usada em vegetais e frutas. Deve-se usar uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. É muito importante medir a água para a solução não ficar muito concentrada ou com pouco produto e não ter ação necessária. Há também o hipoclorito de sódio em gotas, também encontradas nos supermercados, sendo que devemos usar 20 gotas para 1 litro de água.  




Procedimento: lavar previamente os vegetais as frutas e os legumes em Água corrente e em seguida mergulhar na solução de hipoclorito de sódio, preparada conforme já descrito, e deixar por 10 a 15 minutos; decorrido este tempo enxaguar em água corrente. As folhas e verduras devem ser higienizadas e, em seguida, colocadas dentro das gavetas, uma vez que temperaturas muito baixas deterioram esse tipo de alimento. 


 























Diferenças entre Suco, néctar ou refresco
Você saberia dizer, ao tomar uma bebida industrializada, se ela é suco, néctar, refresco ou outra bebida qualquer? O suco se for integral deve ter 100% do suco de fruta, os néctares 50% de o refresco de 5 a 30%.  Podemos fazer nossas próprias escolhas com base nestas informações. Os participantes da oficina ficaram espantados ao saber que o refresco praticamente não possui frutas. 
Interessado?? Clique no link abaixo para saber mais.
Link: https://goo.gl/ABAFyi












Comentários

Postagens mais visitadas