Torta verde de brócolis

A torta de brócolis é uma ótima opção de prato rápido e saboroso para servir para a família! Veja como se faz e experimente hoje mesmo!
Fácil, leve, saudável e nutritiva. Essa é pra você arrasar na cozinha!

Assista o vídeo em libras!

Veja a receita ilustrada!
A Torta verde pode ser de brócolis com frango, de brócolis com cenoura, de brócolis com carne moída, dá pra fazer várias combinações sem perder a qualidade desse prato que é simples e maravilhoso. 
O brócolis é um vegetal rico em vitamina C e fibras. Aposte nessa dica de hoje!


Vamos conversar sobre o brócolis?

Considerado uma hortaliça de inflorescência, originária da região do Mediterrâneo, pertence à mesma família que a couve-flor, o repolho, rabanete e  agrião, chamada Brassicácea.
Dono de poucas calorias, é indicado em regimes de emagrecimento e para praticantes da musculação.
Sua composição é bem diversificada. Seu teor de vitamina C é pouco considerável; já a quantidade de vitamina A é elevada, quando comparada a do repolho e da couve flor, mas inferior em relação a couve comum; contem ainda vitaminas K, B9 e B6; tem também minerais como fósforo, ferro, cálcio, potássio, manganês e fibras (solúveis e insolúveis). São boas fontes de compostos fitoquímicos (substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos) com potencial de proteção. Há também em sua composição os glicosilatos, caracterizados pelo seu potencial anticarcinogênico e antioxidante, mas que interferem na absorção do iodo e por isso favorecem o desenvolvimento do hipotireoidismo.
Existem dois tipos da hortaliça, o de cabeça única que apresenta botões com coloração superior arroxeada, e é comercializado em unidades ou congelado. A outra forma de apresentação é o tipo ramoso vendido em maços, junto aos talos e folhas, além dos botões florais.
Vou te dar algumas dicas para você não errar  na hora de comprar.

  • Deve ter cabeças de cor verde escura, firmes, compactadas, com granulação fina e sem sinais de murcha.
  • Brócolis ramoso: inflorescências de cor verde-escura, botões totalmente fechados, talos firmes, folhas com aspecto de produto fresco.
  • Botões abertos com coloração amarela/branca indicam produto passado e a durabilidade será muito curta
  • É uma hortaliça sensível ao manuseio, cuidado ao pegá-la ! Você não vai querer adquirir algo quebrado ou que os outros comprem algo danificado né?!

Para conservá-lo em casa é preciso mantê-lo em geladeira, por até quatro dias, dentro de saco plástico perfurado.
Quanto ao consumo, pode ser usado em saladas na forma crua ou cozida, em sopa, suflê, bolos, refogados e tortas, como é a sugestão da nossa receita. 
Lembrando que o cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura.

Seus benefícios são inúmeros, olha só:
Anti-inflamatório: Por ter em sua composição Ômega 3 e antioxidantes, auxilia na proteção do organismo contra inflamações e infecções crônicas .
Redução da pressão arterial e níveis de colesterol.
Melhora a saúde dos ossos.
Melhora a cicatrização de feridas.
Auxilia na desintoxicação.
Protege o fígado.
Ajuda a equilibrar o pH e a regular a acidez do sangue.
Melhora a saúde hormonal, e o funcionamento da glândula adrenal.
Ajuda na saúde dos olhos.
Melhora a fertilidade.
Aumenta o metabolismo e ajuda na manutenção do peso saudável.
Melhora a função cognitiva.

Curiosidades
Quando cozinhamos brócolis sentimos um cheiro estranho e isso se deve ao fato desse vegetal ter compostos com enxofre, que são liberados intensamente durante a ebulição. Se o cheiro incomoda demais, é possível aliviá-lo colocando algumas gotas de leite ou pedacinhos de aipo na água.
O consumo excessivo de brócolis ao forno pode contribuir para a erosão das peças dentais porque quando assadas no forno sua acidez aumenta, via de consequência, o  seu potencial  corrosivo, sendo o seu grau de acidez, nesta forma de preparo, comparável ao dos refrigerantes.
Pesquisadores têm demonstrado que há diferenças genéticas quanto ao modo de sentir o gosto dos alimentos e têm agrupado as pessoas em três diferentes grupos: os "degustadores", os "super degustadores" e os "degustadores regulares". Os super degustadores tendem a ter maior correlação com os genes que codificam os receptores das papilas gustativas responsáveis por identificar do gosto amargo. Estas pessoa sentem nos vegetais da família do brócolis, em média, 60% mais amargos, e por isso têm forte aversão. Interessante é que as pessoas que vivem distante do mar e que por isso têm menos fonte de iodo (fundamental para a produção do hormônio da tireoide) têm esta característica genética de acentuar o amargor do brócolis, que afetam a capacidade do organismo obter iodo contido nos alimentos, e assim garantem que não haja perda da função da tireoide.

Texto da Colaboradora: Bruna Giovanna Corrêa Chrispim de Oliveira
Aluna do Curso de Farmácia da Universidade de Sorocaba - Uniso

Revisora: Edilma Maria Albuquerque de Vasconcelos


Comentários

Postagens mais visitadas