Muffins de chocolate e aveia

Muffins ou Cupcakes?


Muito confundidos com os famosos cupcakes, os muffins se diferenciam nos ingredientes, preparo, sabor e textura. Ambos são bolinhos individuais deliciosos e de nome estrangeiro, mas, enquanto o cupcake surgiu nos Estados Unidos, o muffin foi criado na Inglaterra. Outra diferença é que o muffin não leva cobertura nem recheio. 
Segundo o livro The Professional Pastry Chef de Bo Friberg, muffins (derivado da palavra alemã muffe, que significa um tipo de bolo) são bolinhos assados em fôrmas específicas (com ou sem forminhas de papel) cuja massa na maioria das vezes contém a adição de uma fruta, oleaginosa, sementes, etc. 
Na oficina desta quarta-feira fizemos deliciosos muffin, mas na nossa receita tem aveia, para deixa-lo muito mais nutritivo. 
A aveia é um cereal rico em fibras que pode ser encontrado na forma de farinha, flocos e farelo. O grande diferencial da aveia são suas fibras, contêm betas-glucanas, que trazem diversos benefícios ao organismo. A aveia possui magnésio, zinco, ferro, proteínas, carboidratos, fósforo e cálcio. Por causa do alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos, principalmente água. O seu consumo traz alguns benefícios como: saciedade, ajuda a defender o organismo, previne doenças crônicas, faz bem para a pele.
Pode ser consumida juntamente com frutas ou adicionada aos sucos, as vitaminas e até junto ao arroz. Ela também pode fazer parte da preparação de bolos, tortas, pães, biscoitos, cookies, empanados, bolinhos e farofa.

Veja a receita!!
Já ouviu falar sobre o teste de flutuação do ovo?

O ovo traz vários benefícios para a saúde e, aprender a reconhecer quando ele está bom ou não para consumo, é fundamental para garantir uma refeição saborosa e livre de complicações. Como saber se o ovo está fresco?
Além de observar a data de validade na embalagem do alimento, é possível saber quando um ovo está estragado ou bom para o consumo com truque simples e fácil que podem ser realizados em casa: o teste de flutuação do ovo. Coloque o ovo em um copo ou tigela cheio de água e observe: se estiver bom, o ovo afundará de modo horizontal; se não for tão fresco, ficará levemente inclinado; se boiar, sinal de que está velho (e pode até estar estragado) e deve ser descartado. A explicação tem base na quantidade de água ou ar presente no ovo. Quanto mais fresco, maior é a quantidade de água. Conforme envelhece, a água evapora através dos poros da casca, tornando-o mais leve e aumentando a bolha de ar dentro do ovo. O risco maior no consumo do ovo é a Salmonella, uma bactéria presente na casca, que pode provocar intoxicação alimentar que tem como sintomas calafrios, vômito, dor de estômago mal-estar e dor de cabeça. A salmonela vive no intestino da galinha e, por isso, a contaminação pode ocorrer na casca no momento em que o ovo é posto. A recomendação, portanto, além de verificar os sinais de que um ovo está estragado, é sempre consumir o alimento bem cozido.

Autora:
Viviane Morelli Oller Monge

Revisora:
Edilma Maria de Albuquerque de Vasconcelos



 Fotos da oficina de Muffins










  












Comentários

Postagens mais visitadas